quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como melhorar a aparência do seu currículo.

Passos para que seu currículo não seja descartado logo de cara!

Saber como fazer um currículo não basta, pois muitos na tentativa de diferenciar-se, acabam cometendo erros grotescos por não conhecerem os limites na confecção deste importante documento.
Esse blog tem a missão de mostrar para você quais são estes limites que não devem ser ultrapassados e como fazer para diferenciar seu curriculum vitae.

Os detalhes que poderão arruinar seu futuro

Os erros mais comuns que mantém os currículos filtrados na hora de ir para a mesa das pessoas que tomam a decisão de contratar na empresa .

Cores: Todo currículo deve ser feito em preto e branco. Não deixe que as facilidades da tecnologia o seduzam pelo caminho dos efeitos coloridos, sombreados e outros modismos.

Listas grandes: As listas geralmente são as responsáveis por fazer com que os currículos passem de duas páginas, além de desestimular a leitura. Se você já trabalhou em muitos lugares ou fez muitos cursos, selecione os últimos ou os mais relevantes para o objetivo almejado.

Lista de referências: As referências são muito importantes para sua contração, elas são o famoso QI (quem indica) e fazem parte do seu NetWorking, porém não devem ser inseridas no currículo. Imprima um documento separado para levar quando for chamado na entrevista.

RG e CPF : Você deve levá-los com você e não deve inserir os números no currículo. Apenas o departamento pessoal se interessará por esses documentos. Apresente-os apenas quando for solicitado, no momento certo.

Pretensão salarial : Não coloque a pretensão salarial no currículo. Essa questão também deve ser discutida na entrevista e pessoalmente.

Fontes diferentes: Não misture tipos de letras. Utilize as fontes tradicionais como a Arial e principalmente com o tamanho da letra acima de 10 pontos. Geralmente os currículos são destinados a pessoas não tão jovens e que gostam de letras maiores.

Ser prolixo: Um currículo que fala, fala e não diz nada, com muitos termos técnicos que ninguém entende é outro erro comum. Seja claro, como quem conversa com uma pessoa que não é da área em que você já trabalhou.

Não colocar a idade : É comum pessoas acima dos 40 acharem que não devem colocar a idade. Isso é um erro, pois se a empresa já decidiu qual é a faixa etária que quer contratar, passa a ser perda de tempo valioso e esforço do candidato omitir essa informação.

Não revisar: Este talvez seja o pior erro que se possa cometer em um currículo. Revise várias vezes e peça para que outras pessoas também leiam a fim de evitar que um único erro passe uma impressão equivocada sobre você.

Usar mais que duas folhas: Um bom currículo deve ter uma única folha, no máximo duas. Isso demonstra o quanto o profissional é organizado, conciso e argumentado.

Aluno: Gustavo Henrique Massochim

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entenda como o seu currículo pode trazer melhores resultados

Muitas pessoas reclamam que enviam uma porção de currículos para uma porção de empresas e não recebem nenhum convite para participar de entrevista. Em muitos casos, a resposta para essa falta de um retorno é que as empresas costumam receber milhares de Curriculum Vitae, ou simplesmente CV como é mais conhecido, e infelizmente os candidatos a uma vaga de emprego não sabem preparar um CV, ou seja, não sabem vender a sua imagem, sua experiência através de um CV.

A questão aqui é discutir um pouco sobre a importância do CV, qual a sua finalidade, como ele deve ser elaborado e de que forma conseguir atingir o objetivo maior que é ajudar a vender a sua imagem na busca por uma vaga no mercado de trabalho.

Curriculum vitae é, como dizem essas palavras latinas, o relatório da vida da pessoa, sob diferentes ângulos, ou seja, da vida pessoal, da vida profissional, da vida acadêmica.

Saber colocar informações num CV revela um pouco como a pessoa é, se ela tem objetivos, se ela é persistente, se ela é dedicada, enfim, uma série de fotografias da sua vida. Daí a importância de se preparar bem o CV.

www.dicasprofissionais.com.br

Gabriel Pessali Dal'maso

ahh queria dizer mais uma coisinha: ALGUNS ME CONHECEM OUTROS NÃO, ALGUNS SABEM QUE FAÇO PALESTRA SOBRE AIDS OUTROS NÃO, ALGUNS JÁ SABEM QUE FIQUEI EM UM HOTEL 5 ESTRELAS (ta brincando né ¬¬)HUEHAUEHAUEHEA OUTROS NÃO, ALGUNS JÁ SABEM QUE FALEI COM SENADORES OUTROS NÃO... HAHAHA

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quais são as características a serem levadas em conta na hora de fazer um Currículo?

· Deve ser curto e direto, nunca ultrapassando as 2 ou 3 páginas, dependendo da experiência possuída.



· Deve incluir todos os aspectos que se considerem relevantes para a avaliação do perfil individual e das capacidades profissionais.





· A informação deve ser honesta e verídica.



· A informação deve ser relevante para o propósito do envio do Currículo.



· Deve ser perfeito em termos de ortografia e gramática, pois isso pode invalidar a própria candidatura ou fornecer uma imagem extremamente negativa.



· Nunca deve ignorar algumas informações que considera menos importante, é preferível pormenorizar menos alguns aspectos para que todos possam ser incluídos.



· Deve ser o mais pessoal possível. Os formulários-padrão devem ser encarados apenas como guias pois uma apresentação standard pode revelar pouca imaginação e pouca iniciativa.



· O grau de elaboração do Currículo deve ser diretamente proporcional ao nível de satisfação do emprego a que se candidata, o que demonstra um bom conhecimento da empresa, das suas necessidades e do tipo de papel que irá desempenhar nela.


Eduardo Fin

Fonte: http://ocurriculumvitae.no.sapo.pt/Caracteristicas.htm

O que é um Currículo?

Ao planejar o seu currículo, não pense nele como uma autobiografia ou uma lista de todas as atividades que já executou em sua vida. Ele deve ser encarado como um resumo de suas atividades e dirigido ao emprego que você tem em mente.
O seu objetivo deve ser o de "vender" as suas habilidades e competências para o emprego em questão.

O objetivo do currículo é fazer com que as empresas percebam o seu valor e o chamem para uma entrevista. Quando isto acontecer, o currículo atingiu seu objetivo.

Eduardo Fin

Fonte: Revista Você S/A